A Orquestra do Violeiro foi fundada em 1969, por iniciativa do Tenente Marino Cafundó de Moraes, regente na época, do Coral Santa Cecília de Osasco.

Em 69, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Osasco, o Monsenhor Camilo celebrou a monumentalMissa do Violeiro do Brasil ,que foi um verdadeiro espetáculo.

A Casa do Violeiro do Brasil foi fundada oficialmente em 10/02/1971, pelo Maestro Marino Cafundó. Com sua fundação oficial, foi possível a profissionalização dos músicos da Orquestra de Violeiros de Osasco. A Casa dos Violeiros do Brasil tem como objetivo, desde sua fundação, o congraçamento dos artistas sertanejos e a defesa da música, da dança e do folclore brasileiros.

A caravana de 146 violeiros, rumo a segunda Missa do Violeiro do Brasil, em Aparecida do Norte, e posteriormente em todo o Brasil foi um dos grandes feitos da Casa do Violeiro como entidade de folclore nacional.

Exemplares da primeira gravação foram enviados para Portugual, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, entre outros países. Dom Agnelo Rossi, arcebispo de São Paulo, entregou um exemplar ao Papa Paulo VI, quando foi para a Itália.

Em 1978, apresentou-se acompanhando Sérgio Reis, Tonico e Tinoco e Cacique e Pajé no Teatro Municipal de São Paulo. Em julho do ano seguinte, cantaram pela primeira vez “Ave Maria”, com presença das TV Cultura e Rede Globo.
Além de tocar semanalmente na Casa do Violeiro do Brasil, no início dos anos 90,  a orquestra apresentou na Rádio Difusora Oeste o programa “Capital da Viola”.

Ao longo de sua trajetória, a Orquestra de Violeiros de Osasco já gravou inúmeros discos.

2012 ® Casa do Violeiro do Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por gads

Casa do Violeiro do Brasil